Como Tocar Violino: Guia Completo!

O violino é um instrumento musical com cordas curvas e um som suave e enfeitiçante. A primeira versão apareceu na Itália no final do século XVI graças à invenção do violinista italiano Gaspar de Salò.

Embora tenha um som suave e enfeitiçante, pode ser muito demorado se não for dominado.

Saiba como aprender a tocar violino:

1) Escolha um violino apropriado para começar a tocar.

O primeiro passo para quem quer aprender a tocar violino é escolher o instrumento certo. Se você é um iniciante, não precisa gastar muito com marcas famosas, mas pode escolher um violino adequado a um preço mais baixo. Neste caso, o valor está entre R$ 200,00 e R$ 900,00.

Há alguns aspectos a considerar ao comprar um violino. Primeiramente, escolha um instrumento em seu tamanho real. Algumas variantes têm dimensões menores que podem não ser interessantes para a prática.

No início da fase de aprendizagem sobre o violino didático, será mais difícil fazer um som amigável. Portanto, é importante comprar um violino de um revendedor de renome para evitar a obtenção de um produto com defeitos que só podem se tornar aparentes durante as aulas.

Se você comprar on-line, certifique-se também de que o instrumento é de boa qualidade, caso contrário, os reparos podem ser caros.

Depois de inspecionar o violino, não deixe de verificar seu equipamento. O instrumento tem 4 cordas afinadas da mais alta para a mais baixa e deve ser acompanhado por um arco e um estojo, que idealmente deve ser rígido, pois é um instrumento bastante delicado. Existem basicamente 3 tipos de cordas:

  • Tripa de carneiro, que tem uma maior variedade de sons, mas o preço é mais alto e a proteção é mais complicada,
  • aço cromado, que embora elegante e brilhante, pode ter um som de ranger,
  • plástico, geralmente revestido com tiras de alumínio, níquel ou prata.

Os iniciantes são aconselhados a escolher um violino com um núcleo de cordas sintéticas, como o nylon. Ao fazer isso, avalie também a qualidade do arco.

As cordas devem ser da mesma cor clara e devem ser novas ou recentemente substituídas. Se o arco estiver desgastado, substitua as cordas para evitar danos. Verifique as cordas do arco antes de começar a tocar.

As cordas devem ser lisas e ter espaço suficiente entre elas. Em seguida, aplicar o breu no arco. A colofónia é uma resina que causa ruído porque cria fricção entre a asa e o fio.

Segure o colofão no lado com nervuras e passe-o suave mas firmemente 3 ou 4 vezes ao longo do cordão. Se a altura do arco for suficientemente alta, o som do violino se torna estridente, mas isto não é uma desvantagem.

Após algumas horas de tocar o instrumento, o som voltará ao normal. O violino deve agora ser afinado.

2) Aprendendo a afinar um violino

Tire o instrumento da caixa e afine as cordas em ordem, da menor para a maior, nas teclas de G, D, A, E. A afinação é feita com a ajuda de afinadores, os pedaços de madeira aos quais as cordas estão fixadas; basta girá-las no sentido horário ou anti-horário até que as cordas estejam em repouso.

Para descobrir como cada corda deve soar até encontrar a afinação correta, você pode baixar um aplicativo de afinação de violino (há muitos gratuitos). Use este aplicativo para tocar cada acorde e o aplicativo lhe dirá se você deve apertar ou soltar o acorde até que você chegue ao ponto perfeito.

3) Aprenda a usar o arco depenando as cordas.

Se você quiser tocar violino, você deve puxar as cordas com o arco. Toque o arco ao cordão com uma leve pressão e desenhe o arco o mais reto possível ao longo do cordão, paralelo à ponte. Os principiantes devem tentar manter suas mãos o mais distantes possível do ombro do violino.

4) Aprendendo a posição correta

Para aprender a segurar o violino perto do corpo, é preciso primeiro aprender a segurar o arco corretamente. As mãos devem estar relaxadas e livres e fechar discretamente.

O dedo indicador deve estar na almofada, ou seja, na parte almofadada do arco, e o dedo pequeno na parte plana do arco ao redor da base, ligeiramente dobrado. O polegar deve estar sob o arco, na frente do cotovelo, na parte de trás ou na parte de trás do arco, onde descansam os dedos lateral e médio, com a parte do meio conectada ao dedo mindinho. Esta colocação está bem ilustrada na figura a seguir:

Sua mão não deve estar perto ou descansando sobre o arco, pois isso afetará seu controle do arco.

Quando tiver o arco na mão, coloque o violino didático plus corretamente sobre seu corpo. Primeiro, manter o corpo da pessoa em pé, com a parte superior do corpo para frente e os membros parcialmente abertos, para não perder o equilíbrio. O violino deve ser colocado logo acima da clavícula esquerda e descansar discretamente sobre o ombro esquerdo. Enquanto segura o instrumento na posição horizontal, incline-se para a direita e segure-o com seu queixo:

É recomendável que você compre um descanso para o queixo para garantir que o violino esteja corretamente posicionado. Os descansos para queixo são dispositivos ergonômicos baratos feitos de plástico.

5) Comece a tocar as primeiras peças.

O bastão da mão direita controla a pressão do arco nas cordas, o que influencia o tom e o volume alcançado. Quanto maior for a pressão, mais alto será o som. Entretanto, se for aplicada muita pressão, o som se torna duro.

Passar gradualmente a outras notas sobre as outras cordas. Tente tocar 4 notas em cada corda e preste atenção à pressão inicial para obter um som limpo. Com a prática, você poderá melhorar sua posição de mãos e alcançar notas mais altas.

Comece a praticar com repertório relativamente fácil, tal como a introdução à “Noite Silenciosa”. Somente passe para peças mais difíceis quando for capaz de produzir notas adequadas para as peças mais fáceis.

6) Armazene seu violino adequadamente

Após praticar, retire a resina de seu violino, limpando as cordas, o pescoço e a ponte com um pano macio, limpo e seco. Os depósitos de resina na borda do arco não devem ser removidos. Além disso, não deixe o arco sob tensão ao armazená-lo, pois isso pode danificá-lo.

Finalmente, é importante salientar que a otimização de seu aprendizado depende de sua perseverança e do tempo que você dedica ao violino a cada dia. Comece praticando todos os dias por curtos períodos (15-20 minutos) para que você não perca o hábito. Para os iniciantes, a paciência é importante, pois são necessários anos de prática para dominar um instrumento musical.

7) Escolha a lição ideal para praticar em casa.

Aprender a tocar violino do zero é adequado para professores e alunos que não têm o treinamento ideal ou para iniciantes que estão apenas começando.

Estas lições foram preparadas pelo professor Jean de Oliveira, que demonstra de maneira simples e fácil como tocar bem o violino. Além de professor, ele é violinista e músico profissional. O curso foi criado com o objetivo de levar o maior número possível de pessoas a tocar bem o violino online.

O curso é divertido desde a primeira aula e consiste em dezenas de exercícios divididos em aulas em vídeo consecutivas, onde o aluno tem que praticar os exercícios todos os dias de acordo com as instruções para obter os melhores resultados. É importante não assistir à próxima lição sem ter praticado a lição anterior, pois não há otimização se você não praticar calmamente.

Cada lição foi registrada profissionalmente de diferentes ângulos para mostrar como cada lição pode ser perfeitamente executada. O professor explica de forma agradável, lenta e clara cada detalhe dos movimentos que o aluno tem que repetir.

As lições são baseadas em uma das melhores e mais clássicas rotinas para o violino.

É importante notar que os pilares da música e para tocar bem o violino, é necessário continuar todos os exercícios em cada período proposto pelo professor. Um estudante disciplinado e metódico pode começar no início com este material e progredir facilmente para o nível intermediário.

Se gostou das dicas curta e compartilhe nosso conteúdo

Please follow and like us:
work_outlinePosted in Art

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)