Design e arte quais as suas diferenças?

É geral uma série de associações dúvidas surgirem se fala da relação entre o design e arte. Como por ex: é a mesma coisa? Quais são as suas diferenças? Quais são as suas peculiaridades? Para responder a essas duvidas, primeiramente, é preciso descobrir o que é desenho industrial o que é arte.

 

O que é design?

Desenho industrial (do latim designáre) significa “marcar; indicar” posteriormente do gálico désigner, que significa “nomear; riscar”.

Segundo o léxico Michaelis, configuração é uma concepção de um projeto ou elaboração de um projeto.

Esse conjunto de expressões palavras traduz bastante do que verdadeiramente é o desenho. Em núcleo, configuração é projetar alguma coisa na campina sensitivo. É gerar soluções para uma teoria ou para uma premência.

No cotidiano é provável ver a configuração aplicada por intermédio de logotipos, cartazes (impressos ou digitais), tipografias, embalagens, sistemas de identidade visual etc.

O que é arte?

Arte (em latim ars, artis) vem da vocábulo ágere, que significa agir, que por sua vez corresponde também ao termo heleno “tékne”, que significa técnica habilidade.

De forma, deve-se definir em linhas gerais que arte é uma ação movida por técnica habilidade que procura transmitir qualquer sentimento /ou pensamento para quem a contempla, tendo, usualmente, uma preocupação com a estética. É evidente que, ao longo da história da arte, esse concepção foi sendo mudado. Foi acompanhando as mudanças da humanidade em percepção em valores, sendo que hoje em dia não temos um padrão definido do que é arte, porém temos como referência expressões artísticas bastante conhecidas, como: teatro, música, dança, cinema, retrato, ilustração etc.

Quais são as diferenças?

Usualmente as pessoas que não são envolvidas nessas áreas costumam ter varias dúvidas sobre do desenho industrial da arte, particularmente no que refere-se as suas diferenças, ou até mesmo, por não saberem diferenciar, consideram este e aquele a mesma coisa, porém eles são diferentes.

O desenho industrial, por estar mas ligado as necessidades do mercado, procura atribuir objetividade em seus objetos, podendo também utilizar técnicas artísticas para fabricar suas peças. Um disso é o artista galicismo Toulouse Lautrec que pintava cartazes exerceu imensa influencia na história da configuração mapa internacional.

Já a arte procura transmitir alguma coisa por intermédio de uma técnica, mecanismo ou até mesmo utilizando somente o seu próprio corpo, como é o caso do teatro da dança, com o fácil objeto de se expressar, sem ter uma preocupação efetiva com a tradução do público sobre aquilo que está sendo apresentado, isto é, ela é subjetiva.

Desta maneira, as diferenças entre o desenho a arte são as suas intenções objetivos finais, a arte propõe uma tradução subjetiva de suas obras, o desenho industrial propõe alguma coisa objetivo, onde as pessoas serão capazes de apreender podem dirigir-se a adquirir o /ou serviço apresentado, ou aderindo a uma teoria, no caso de uma propaganda.

Quais são as peculiaridades?

Embora sejam diferentes, o desenho a arte possuem várias peculiaridades em geral, como: a procura pela originalidade, o uso de várias ferramentas técnicas (softwares gráficos, ilustração etc), transmissão de uma mensagem, uso de referências para inspiração.

Essas peculiaridades são responsáveis pela confusão que há entre esses 2 mídia, porém agora você já sabe o que faz com que qualquer um seja dissemelhante o que os torna tão únicos tão presentes em nosso cotidiano.

 

work_outlinePosted in Design

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)